
O temperamento é a combinação de características congênitas que subconscientemente afetam o procedimento do individuo.
“O temperamento, entretanto, não dá ao homem apenas forças, características positivas, mas também fraquezas, isto é, características negativas.”
Há distinção importante a ser feita entre, temperamento, caráter e personalidade:
Temperamento: Combinação de características com as quais nascemos.
Caráter: É o verdadeiro eu.
Personalidade: Semblante externo de nós mesmos (o rosto que mostramos ao próximo).
O estudo do comportamento humano dar-se a Hipócrates, médico e filosofo grego, 400 a.C., que expôs a teoria dos quatro temperamentos básicos que, são originados de quatro fluidos orgânicos:
Sangue: Temperamento Sanguíneo;
Bílis Colérica: Temperamento Colérico;
Bílis Melancólica: Temperamento Melancólico;
Fleuma: Temperamento Fleumático.
Emmanuel Kant, filósofo alemão, foi o que mais influenciou na divulgação da idéia dos quatro temperamentos na Europa.
Não se pode dizer que um deles é melhor, mas todos possuem forças e riquezas, assim como fraquezas e perigos.
“Ninguém se caracteriza por apenas um temperamento. Um dos temperamentos será sempre mais destacado. É mais fácil se perceber entre 15 e 35 anos.”
O temperamento é algo único de cada pessoa, assim como caráter e personalidade, ainda que com o mesmo temperamento, duas pessoas jamais terão todas as qualidades e/ou fraquezas, habilidades e/ou limitações iguais. É utilizado para auto-conhecimento, uma boa regra é não se pôr a analisar o temperamento de uma pessoa, a não ser que isso contribua para melhorar seu relacionamento, e não dizer a uma pessoa qual o temperamento que ela possui, a não ser que esta lhe pergunte diretamente.
TEMPERAMENTO MELANCÓLICO
Temperamentomelancólico é determinado pela bílis melancólica (ou ainda denominada bílis negra), é considerado por muitos um temperamento sombrio e hostil é, na verdade, o mais rico dos temperamentos, é de todos, o temperamento mais talentoso, possui uma mente privilegiada e grande capacidade de experimentar toda gama de emoções.
Seus pontos fortes marcam qualquer pessoa que o conhece, é extremamente perfeccionista e analítico, confiável, bom diagnosticador de problemas, se sacrifica pessoalmente, capaz de abrir mão de um desejo seu para a felicidade do outro, muito emotivo, abnegado (é todo coração), apreciador de artes, respeitador da privacidade alheia, consegue prever os obstáculos de um projeto, é introvertido, criativo, revive acontecimentos e decisões passadas, cumpridor de suas responsabilidades, não se compromete a fazer mais do que pode, fala pouco, porém é muito preciso no que fala, introspectivo e pensante, se esquiva de conflitos, entre outros.
É, por natureza, introvertido, mas chega a ter estamos momentâneos de êxtase. É um amigo muito fiel, mas, ao contrario do sanguíneo, não faz amigos facilmente. Não tomará a atitude de procurá-los e esperará que o procurem. É o tipo mais confiável, pois seu temperamento perfeccionista não permitirá que ele desaponte alguém que conte com ele. Mas tem propensão a ser desconfiado quando o procuram ou o acumulam de atenções.
Esse temperamento é o que está mais aberto a depressão, o que preocupa. Por ser bastante introvertido, não é diagnosticado no inicio, tornando-a uma depressão em estado elevado.
As fraquezas desse temperamento são muitas, assim como suas qualidades (portos fortes, o Melancólico se ofende muito facilmente, é desconfiado, pessimista, dado a suposições desfavoráveis, rancoroso (dificilmente perdoa), inseguro, temeroso, egocêntrico, preocupação e interesse excessivo pela sua condição física, fica alimentando o desejo de vingança, acha que estão sempre conspirando contra ele, pensa que é o culpado de todo mal que acontece em sua volta, crítico inflexível, depressivo e mal humorado.
Pessoas com esse temperamento são hábeis para artes, música, trabalhos minuciosos, delicados e precisos.
“Muitos dos grandes gênios do mundo – artistas, músicos, inventores, filósofos, educadores e teóricos – eram do temperamento melancólico.”
O estudo do temperamento dar-se antes de Cristo, e como exemplo de um homem com esse temperamento na bíblia está Moisés. Como bom melancólico que era, Moisés experimentou inúmeras flutuações de humor que confundiam as pessoas ao seu redor. Mesmo ouvindo a voz de Deus e tendo certeza do propósito de Deus para a sua vida, ele sentiu u
m complexo de inferioridade e incapacidade, típicos desse temperamento. Como citado anteriormente o maior problema do melancólico é a depressão, doença psíquica pela qual Moisés também sofreu, entre muitas outras qualidades e defeitos que possui a pessoa melancólica.
As necessidades primordiais do melancólico são: amabilidade, alegria, tranqüilidade, bondade e auto-controle.

TEMPERAMENTO COLÉRICO
É muito abrangente falar deste temperamento, pois suas características como os defeitos e qualidades são muitos.
Falando em “colérico”, logo pensamos em cólera, que hoje em dia não significa mais do que “raiva”. É até verdade que, dos temperamentos, o colérico é o mais esquentado. Mas não é que ele seja mau ou raivoso em si: ele tem apenas muita energia para gastar. A “cólera” doentia é na verdade o excesso do humor colérico na pessoa.
As pessoas de temperamento colérico geralmente são: impulsivas, arrogantes, prepotentes, audaciosos e entre outros.
Não precisa ser estimulado, mas, ao contrário, estimula seu ambiente com as suas idéias, planos e ambições inesgotáveis. Tem a mente inesgotada e prática.
Os de temperamento colérico geralmente não sentem emoções, há menos que sejam estimulados á tal.
A natureza emocional do Colérico é a parte menos desenvolvida do seu temperamento. Ele não simpatiza com os outros, e nem mostra ou exprime compaixão natural. Na realidade sempre se embaraça ou se desgasta com as lágrimas de alguém.
Eles se sentem superiores a tudo e a todos, pois seus objetivos e força de vontade em sempre buscar a melhor, por isso se acham insuperáveis. Gosta quando é reconhecido por tudo que faz não se importa com a opinião das outras pessoas, prevalecendo sempre as suas.
Não gosta de receber ordens, por esse motivo geralmente são lideres. Um exemplo disso é uma pessoa muito conhecida, Adolf Hitler, uma pessoa incapaz de aceitar uma brincadeira, completamente prepotente, de opinião forte, agressivo, egoísta, explosivo, auto-suficiente, decidido independente, cruel e entre outros. Ele se encaixa perfeitamente nesse temperamento, pois ele era totalmente COLÉRICO.
Esse temperamento produz bons diretores de empresas, generais, políticos ou administradores, mas geralmente os torna incapazes de executar trabalhos minuciosos e precisos.
O temperamento colérico é encontrado no indivíduo explosivo, vivo, ativo, prático e decidido, que tende a ser auto-suficiente, independente, decisivo e de opinião forte, achando fácil fazer decisões por si mesmo, bom como por outros.
Quer ter sempre razão, menosprezando e não aceitando a opinião de outras pessoas. E quando toma uma decisão raramente volta atrás, tornando muito cabeça dura e teimoso.
Apesar de tudo isso possui fraquezas como todo mundo, mas que também o tornam difícil de conviver. Tem mais pessoas como amigos, do que sua própria família.
O temperamento é uma herança biológica.
O colérico é um tipo costa larga, peito de pombo e cabeça enterrada nos ombros. Punhos fechados, mãos quentes, dedos fortes, musculosos e unhas planas e quadradas. A palma da mão também é quadrada. Olhos vivos, olhar firme e sisudo, seu andar é enérgico, militar parece querer afundar o chão.
A criança colérica é muito resistente, tem crises de fúria, por possuir muita energia deve ser mantida em atividade constante. Ela é muito teimosa e suas crises de fúria devem ser tratadas com humor. Os pais e terapeutas dessa criança devem manter a paciência e o próprio domínio.
Elas também são muito intolerantes, não muito diferentes do adulto colérico.
TEMPERAMENTO FLEUMÁTICOA palavra Fleumático vem de Fleuma, que significa controle emocional, frieza de ânimo, conseqüentemente tende a não se emocionar facilmente. É bem equilibrado, dificilmente explode em riso ou raiva, sempre mantém suas emoções sobre controle. É considerado o único tipo de temperamento coerente, porém tem muito mais emoção do que demonstra. “Pessoas desse temperamento são mais calmas, tranqüilas, prudentes e autocontroladas. Gostam de rotina e atuam em conformidade com normas e regras estabelecidas, por isso sentem-se bem quando estão acompanhadas de pessoas mais ativas e dinâmicas.
Por ser de natureza calma e sossegada e por gostar do convívio social (apesar de ser tímidos), os fleumáticos são vistos como as pessoas de mais fácil convivência, são simpáticos e tem bom coração, por isso não lhe faltam amigos, conseguem conquistar as pessoas ao seu redor. Além disso, também são agradáveis, eficientes, conservadores, responsáveis, acessíveis, espirituosos, dignos de confiança e tem a mente sempre voltada para o lado prático das coisas, são capazes e cumpridores de suas obrigações, portanto trabalham muito bem em equipe. Seu cérebro é organizado, possui uma ótima memória, é criterioso no tratamento com os outros e em geral consegue o que quer insistindo em seus objetivos.
O Fleumático também é prático e eficiente. Conserva a própria energia pelo pensamento, portanto bem cedo desenvolve suas capacidades de analisar uma situação. Uma vez que não é emocionalmente estimulado a tomar decisões repentinas, possui a tendência de descobrir o modo prático de atingir um objetivo, com o mínimo de esforço. Trabalha bem sob tensão.
Os fleumáticos nunca se oferecem para serem líderes, porém tem toda capacidade de liderança e, quando ela lhe é imposta prova ser um líder capaz, por suas maneiras gentis e eficientes para com o próximo, evitam conflitos. Por serem introvertidos, seus defeitos, assim como suas qualidades podem ficar menos visíveis quanto os dos temperamentos mais expressivos. Porém as fraquezas existem, e a maior delas é a falta de motivação. Quando se tenta motivar um fleumático é importante lembrar que não devemos aceitar um “não” como resposta, ao mesmo tempo, devemos evitar forçar o fleumático exageradamente, pelo contrário, ele resistirá a todas as investidas, apesar de ser gentil, pois eles não se entusiasmam muito com nada, mas isso não quer dizer que lhe falta capacidade, já que a maioria dos fleumáticos tem medo de falhar diante dos outros, pois o medo é um dos seus problemas mais constantes.
Além disso, entre seus pontos fracos ele se mostra desatento, desligado, teimoso, calculista, contemplativo e pretensioso. Como também, a insegurança, a indecisão e a desconfiança naturais desse tipo de temperamento. Sua tendência a se preocupar com tudo, mostrando-se sempre angustiado, tende a limitá-lo.
Age por princípio, não por instinto, seu temperamento feliz pode substituir o que lhe falta em esperteza e sabedoria. Seu senso de humor provoca gargalhadas nas pessoas, sem sequer deixar escapar um sorriso, pois tem a natureza alegre e bem humorada. Por ser digno de confiança, o fleumático é altamente qualificado a ser um bom conselheiro, está sempre disposto a ouvir os outros, com paciência e atenção.
Por outro lado, tem a capacidade de olhar a vida como simples espectador, evitando se envolver com as coisas. Os fleumáticos mostram-se bons diplomatas porque são pacificadores e conciliadores por natureza. Muitos são professores, médicos, cientistas, humoristas, técnicos, administradores, escritores e editores de livros e revistas.

TEMPERAMENTO SANGUÍNEO
Quando se fala do temperamento sanguíneo, se fala de “sangue quente”, de vivacidade. É um temperamento eufórico, vigoroso, que vive o presente, esquece facilmente o passado e não pensa muito no futuro. Traz em si otimismo e por isso crê, mesmo em meio às adversidades.
Porém, como todos os temperamentos, traz suas forças e fraquezas.
Forças: Sempre tem amigos, é divertido e contagia os outros, compreensivo e por isso bom companheiro, simpático, destacado e entusiasta e por isso líder…
Fraquezas: É agitado e turbulento, desorganizado, pusilânime (fraco de ânimo), adora agradar, começa as coisas e não termina, é egoísta e cada vez mais tende a falar muito de si mesmo e de suas qualidades e feitos, tende a desculpar-se sempre de suas fraquezas…
Na Bíblia encontramos um grande sanguíneo, o apóstolo Pedro; ele exibia calor, intensivamente em suas emoções e ação dinâmica. Ninguém foi tão falante, tão vibrante e tão decisivo como Pedro. Amava ao Senhor intensamente e era o seu companheiro de todas a horas; por outro lado, era tão pusilânime (fraco de ânimo), que questionado naquela terrível madrugada da sexta-feira Santa, negou diante de uma empregada o seu Senhor, pelo qual jurara tanto amor. Porém, como todo sanguíneo, teve a coragem de voltar atrás, não olhar para o passado e chefiar a Igreja de Jesus.
Profissionalmente, sanguíneos são bons professores, oradores, vendedores, comerciantes, marqueteiros.
Para quem deseja se aprofundar no assunto, indico o livro "Temperamentos transformados" do autor Tim LaHaye, muito bom!

Aí vai um vídeo que representa o comportamento de cada tipo de temperamento em seu cotidiano...
Danielle Tavares.