quinta-feira, 16 de setembro de 2010

TERAPIA DO ABRAÇO



Com freqüência saudamos, damos a mão cordialmente, ou nos despedimos com um beijo ritual, porém raramente experimentamos "o abraço".

Só com muita afetividade, com muito amor pelo ser vivente pode-se conseguir um mundo melhor, mais humano e fraterno.

Abrace sempre alguém diariamente. Seus filhos, seus pais, ou seus amigos, conhecidos, vizinhos, colegas. Tem sempre alguém necessitando um abraço. Um abraço irradia energia, calor e amor. Um abraço transmite um sentimento que muitas palavras não conseguem expressar. Não perca a oportunidade de demonstrar seu afeto, amizade, gratidão. Muitas experiências mostraram que o toque humano pode desencadear alterações fisiológicas que podem ser medidas naquele que toca e em quem é tocado. Entre outras coisas alivia a dor, pode estimular a vontade de viver dos pacientes, tem um efeito extraordinário em bebês que nasceram prematuros e também no desenvolvimento da linguagem e inteligência das crianças


CAMPANHA DO ABRAÇO

Saiba o quanto um abraço é importante...
Precisamos de quatro abraços por dia para sobreviver...
Precisamos de oito abraços por dia para nos manter...
Precisamos de doze abraços por dia para crescer...
ABRAÇAR, é saudável, ajuda o sistema imunológico.
Cura a depressão, reduz o stress, induz o sono, é revigorante.
Rejuvenesce, não tem efeitos colaterais indesejáveis,
E é nada menos, que um remédio milagroso.
ABRAÇAR, é totalmente natural.
É orgânico, naturalmente doce,
Não contém conservantes, não contém ingredientes artificiais,
É 100% integral e não engorda.
ABRAÇAR, é praticamente perfeito.
Não parte imóveis, não tem baterias que acabam,
Não necessita de catchup periódicos,
Requer consumo de energia,
Não exige seguro, não exige prestações;
Não poluente e é claro completamente retornáveis
O amor através do abraço cura as pessoas - tanto as que o dão como as que o recebem.
Você tem um minuto para um abraço?

(Karl Menninger)


Dicas Terapêuticas

Você acha que a beleza externa da pele, cabelos, unhas é suficiente para o seu bem estar e evolução pessoal?
Pois, lembre-se que tudo se inicia no campo emocional, qualquer doença ou má estar físico, psíquico ou emocional começa na essência do seu coração. Todos necessitamos de toque físico e amor. Você já abraçou alguém hoje? Já foi abraçado por alguém? Portanto, vai aqui a nossa dica do dia:
Adote a prática saudável do abraço. Abrace sempre. Abrace muito. Toque mais as pessoas.
O toque físico não é apenas agradável. Ele é necessário! A pesquisa científica respalda a teoria de que a estimulação pelo toque á absolutamente necessária para o nosso bem estar físico e emocional.
A terapia do abraço pode tornar mais saudável quem já é saudável, mais feliz quem já é feliz e fazer com que a pessoa mais segura dentre nós se sinta ainda mais segura.
Precisamos derrubar as barreiras culturais e emocionais que nos impedem de sentir os saudáveis benefícios do toque físico e do abraço.
O abraço cura a solidão e reergue as pessoas emocionalmente machucadas.
A maior força do universo é a força do amor, única força realmente capaz de transformar o nosso planeta em um local melhor para se viver.

Texto de Sílvia Lúcia Tarifa


A Terapia do abraço


O simples ato de abraçar diminui a pressão sanguínea, o batimento cardíaco e o nível de hormônios ligados ao stress. Por isso, abraço significa saúde. Segundo estudo da Universidade da Carolina do Norte (EUA), o contato físico, pode aumentar a longevidade. Sugere ainda, que uma relação forte e duradoura pode proteger contra futuras doenças cardiovasculares e fazer bem para a saúde em geral. “Os níveis de cortisol e de norepinefrina, hormônios do stress, são reduzidos após um abraço. Além do nível de oxitocina, um importante hormônio ligado à fidelidade, aumenta”, afirma a psiquiatra Karen Grewen.


Carinho

A afetividade aumenta e traz bem-estar, efeito da ação do hormônio que gera um impulso e um desejo de cuidar. Kathleen Keating, autora do livro A Terapia do Abraço, diz que a sociedade está sofrendo de solidão. “A tecnologia moderna é importante, mas todo ser humano precisa de carinho físico”. E afirma que as pessoas não admitem que precisam de carinho, pois isso é sinal de fraqueza e dependência, principalmente para os homens. “Existe algo poderoso em nossos braços, mãos e dedos que faz alguém se sentir amado e cuidado com um simples abraço”.


"A Terapia do Abraço não é apenas para os solitários ou para pessoas emocionalmente machucadas. A Terapia do Abraço pode tornar mais saudável quem já é saudável, mais feliz quem já é feliz, e fazer com que a pessoa mais segura entre nós se sinta ainda mais segura."


Kathleen Keating, Livro "A Terapia do Abraço"




Vai um abraço aí?